Uma alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a determinadas substâncias que provocam respostas alérgicas. Elas são conhecidas como antígenos ou alérgenos. Normalmente, os alérgenos são substâncias inofensivas (como pólen, alimentos ou poeira), mas em alguns indivíduos, o organismo reage de forma excessiva, desencadeando uma resposta inflamatória que gera sintomas alérgicos.
Pessoas com alergias frequentemente apresentam sintomas como coceira, olhos lacrimejantes, espirros e secreção nasal. Nossos gatos também podem sofrer com esses problemas, mas normalmente apresentam alergias em uma combinação dos seguintes sistemas corporais:
Pele: A coceira pode fazer com que os gatos lambam, mordam ou esfreguem a pele e o pelo, levando a infecções e queda de pelo. A pele é o sistema mais afetado.
Gastrointestinal: Os sintomas geralmente incluem vômitos ou diarreia.
Respiratório: Isso envolve as vias aéreas superiores e inferiores, frequentemente com secreção nasal.
Ocular: Os alérgenos frequentemente causam conjuntivite.
As alergias são bastante comuns em gatos e normalmente são uma condição crônica, que pode afetar a qualidade de vida tanto do gato quanto do tutor. Embora algumas raças possam ser mais suscetíveis a alergias, elas podem ocorrer em qualquer gato. A detecção precoce é fundamental para o sucesso a longo prazo. Assim que perceber que seu gato pode estar sofrendo de alergias, entre em contato com seu veterinário para uma avaliação.
Tipos de alergias em gatos
O termo "alergia" é um termo amplo. Os veterinários identificam os seguintes seis principais tipos de alergias em gatos:
Alergia alimentar
Dermatite atópica ou alergias ambientais
Dermatite alérgica a pulgas
Dermatite de contato alérgica
Erupções cutâneas medicamentosas
Bronquite alérgica ou asma felina
Sintomas de alergias em gatos
Todos os tipos de alergias podem desencadear sinais clínicos semelhantes e sobrepostos em gatos. Esses sintomas podem variar em intensidade e se desenvolver ao longo dos anos.
Alergia alimentar Alergias alimentares podem ser confundidas com alergias ambientais. Nem todos os gatos com alergia alimentar apresentam sinais gastrointestinais como vômitos, diarreia, gases ou salivação excessiva. Muitos apresentam sintomas cutâneos, como coceira, especialmente ao redor da face, cabeça e pescoço. Alergias alimentares geralmente não são sazonais, o que significa que ocorrem o ano todo.
Dermatite Atópica A atopia, ou alergias ambientais, pode imitar alergias alimentares. O sinal clínico mais comum é a coceira, além de infecções no ouvido, queda de pelo, crostas na pele e pústulas. Frequentemente, os gatos têm infecções bacterianas e fúngicas secundárias recorrentes. A atopia também pode causar problemas respiratórios semelhantes à asma e conjuntivite.
Dermatite alérgica a pulgas As alergias a pulgas afetam apenas a pele. Tradicionalmente, gatos com alergias a pulgas têm controle insuficiente ou nenhum controle sobre as pulgas. A cabeça e o pescoço são as áreas mais afetadas, assim como a parte interna das coxas e o abdômen. Frequentemente, os gatos apresentam coceira intensa, o que resulta em trauma autoinduzido devido à coceira, mordedura e fricção para aliviar a coceira.
Dermatite de contato alérgica A dermatite alérgica de contato ocorre quando o gato desenvolve lesões na pele após a exposição a um determinado agente, como pólen, levedura ou ácaros. A localização das lesões é determinada pelo ponto de contato direto. A maioria dos gatos com dermatite de contato apresenta vermelhidão, inchaço, pústulas e crostas no local da exposição. A coceira nesses locais pode ser moderada ou intensa.
Erupções cutâneas medicamentosas As erupções cutâneas medicamentosas são reações alérgicas a qualquer tipo de medicamento. Elas variam em sinais clínicos, localização e gravidade. Os gatos geralmente apresentam coceira, erupções cutâneas, vermelhidão, inchaço, inflamação, urticária e, em casos graves, morte celular e descamação da pele em placas. Esse tipo de alergia é raro em gatos.
Bronquite Alérgica A bronquite alérgica, também conhecida como asma, é caracterizada por chiado, tosse e dificuldade para respirar.
Causas de alergias em gatos
Alergia alimentar A causa das alergias alimentares em gatos é pouco compreendida. Qualquer proteína, carboidrato, conservante, aditivo ou corante pode ser um potencial alérgeno. Normalmente, o sistema imunológico de um gato é excessivamente estimulado por uma proteína. As alergias mais comuns envolvem carne bovina, peixe e frango. Embora os gatos possam ter alergia a grãos, milho ou glúten, isso é muito menos frequente do que a alergia a proteínas. Alguns estudos sugerem que gatos siameses e gatos com menos de seis meses de idade podem ter taxas mais altas de desenvolvimento de alergias alimentares.
Dermatite Atópica A atopia, ou alergias ambientais, é caracterizada por inflamação da pele e coceira. As causas genéticas não são bem documentadas em gatos, mas a atopia ocorre com maior frequência em gatos das raças abissínia, devon rex e domésticos de pelo curto com menos de 3 anos de idade. As causas mais comuns de atopia são:
Pólen
Esporos de mofo
Levedura
Ácaros de poeira e armazenamento
Pelos de animais ou humanos
Dermatite alérgica a pulgas A dermatite alérgica à pulga ocorre como uma reação de hipersensibilidade à saliva da pulga.
Dermatite de contato alérgica A dermatite alérgica de contato é rara em gatos e envolve uma reação de hipersensibilidade tardia no local de contato com:
Plantas (pólen, gramíneas, árvores)
Medicamentos (medicamentos tópicos, medicamentos para os ouvidos, sabonetes, xampus, inseticidas)
Móveis para casa (fibras, corantes, polidores, produtos de limpeza)
Outros (farinha de arroz, água clorada)
Erupções cutâneas medicamentosas Qualquer medicamento pode causar uma reação medicamentosa na pele. Isso pode ocorrer após uma única dose ou várias doses. Medicamentos mais comuns que causam erupções cutâneas incluem antibióticos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) e medicamentos antiarrítmicos.
Bronquite Alérgica A asma ocorre quando o sistema imunológico de um gato reage de forma excessiva a um alérgeno no ar, provocando inflamação e estreitamento das vias respiratórias. Fumaça de cigarro, higiene ambiental inadequada, areia para gatos empoeirada, sprays de cabelo, mofo, pólen, pós, produtos químicos domésticos e purificadores de ar são todos alérgenos potenciais que podem desencadear a doença.
Tratamento para alergias em gatos
Alergia alimentar
A maioria das alergias alimentares é tratada eliminando o alimento agressor da dieta do seu gato.
Durante os surtos, o tratamento é de suporte e baseado nos sinais clínicos presentes. Esteroides, antibióticos, antidiarreicos, anti-histamínicos e medicamentos anti-náuseas podem ser usados para casos agudos.
Dermatite Atópica
Imunoterapia, ou vacina para alergia, é o método preferido para tratar atopia. Essas vacinas podem ser administradas como injetáveis ou sob a língua. As formulações são feitas especificamente com base nos resultados dos testes e alérgenos individuais, mas podem levar de três meses a um ano para efeito total.
Medicamentos imunossupressores, como a ciclosporina, podem controlar os sintomas da alergia mais rapidamente do que a imunoterapia, geralmente em um mês.No entanto, este medicamento requer mais monitoramento de exames de sangue devido à sua capacidade de suprimir o sistema imunológico.
Durante episódios graves, os gatos podem exigir cuidados de suporte com base em seus sinais clínicos. Os medicamentos podem incluir:
Esteroides
Antibióticos e antifúngicos para infecções secundárias
Medicamentos para dor
Terapia tópica
Anti-histamínicos
Alergia a pulgas
Gatos com alergia a pulgas suspeita ou confirmada devem receber tratamento de controle de pulgas. É importante usar apenas produtos feitos especificamente para gatos . A maioria dos produtos vem em um líquido tópico ou coleira. Com base no ciclo de vida da pulga, esses gatos devem ser tratados por pelo menos 3 meses consecutivos, além da descontaminação ambiental.
Terapia de suporte pode ser necessária nas fases iniciais. Gatos frequentemente têm infecções secundárias e podem precisar de antibióticos, esteroides, anti-inflamatórios ou terapia tópica.
Dermatite de contato alérgica
Uma vez identificada, a substância ofensiva deve ser removida como método primário de tratamento. Xampus e lenços hipoalergênicos podem ajudar a remover o alérgeno ofensivo, mas (como os donos de animais de estimação sabem) nem todos os gatos ficam felizes com esse tratamento.
Outros tratamentos incluem terapia tópica, esteroides, medicamentos imunossupressores e imunomoduladores.
Erupções cutâneas medicamentosas
A maioria das erupções cutâneas por medicamentos é tratada interrompendo-se o medicamento ofensivo. Alguns casos podem exigir cuidados de suporte, hospitalização e controle da dor. Reações graves podem exigir terapia imunossupressora.
Bronquite Alérgica
O tratamento para asma é baseado na gravidade dos sinais clínicos. Para alguns gatos, simplesmente remover o alérgeno melhora os sintomas. Infelizmente, determinar a causa geralmente é difícil, o que significa que medicamentos diários com esteroides, broncodilatadores e imunoterapia podem ser necessários. Gatos com dificuldade respiratória requerem hospitalização e suplementação de oxigênio.
Dificuldade para respirar é uma emergência médica. Se seu gato estiver respirando com a boca aberta ou tiver dificuldade para respirar, procure atendimento veterinário imediatamente.
Recuperação e gestão de alergias em gatos
Com o tempo, o comprometimento de pais amorosos de animais de estimação e um relacionamento próximo com um veterinário, as alergias podem ser controladas, e seu gato pode desfrutar de uma boa qualidade de vida. As alergias geralmente não podem ser curadas, mas com monitoramento e intervenção precoce se ocorrerem surtos, os gatos podem rapidamente retornar ao normal.
Fatores de risco, especialmente com gatos com atopia, incluem ambientes com longas temporadas de alergia e altos níveis de pólen. Gatos com múltiplos tipos de alergias são mais difíceis de diagnosticar, tratar e gerenciar.
Além disso, algumas alergias, como alergias a pulgas e dermatite de contato, tornam-se mais graves e crônicas conforme os gatos envelhecem. Trabalhe com seu veterinário para determinar os melhores tratamentos para controlar as alergias do seu gato, dado o diagnóstico específico e sua personalidade.
Perguntas frequentes sobre alergias em gatos
Como saber se seu gato tem alergia?
Gatos com alergias geralmente têm problemas de pele e coceira. Isso não significa que eles têm alergias, mas é uma possibilidade. Somente testes com seu veterinário podem determinar se seu gato tem alergias.
O que posso dar ao meu gato para alergias?
Sempre converse com seu veterinário antes de administrar quaisquer medicamentos ou suplementos. Com base na alergia específica do seu gato, ela pode ser tratada com uma combinação de alimentos e medicamentos.
Quais são as alergias mais comuns em gatos?
Alergia alimentar e alergia ambiental são as mais comuns.
Dica da Vet
Atenção: Sempre consulte um veterinário!
Embora seja possível observar sinais de alergia em seu cão, é fundamental que você procure a orientação de um veterinário para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Cada cão é único, e as alergias podem se manifestar de formas diferentes. Só um profissional poderá identificar corretamente a causa da alergia e indicar a melhor forma de tratamento para o seu pet.
Nunca trate sintomas de alergias em cães por conta própria. O veterinário é a pessoa mais capacitada para garantir o bem-estar do seu amigo peludo e evitar complicações.
Comments